A cigarra e a formiga.
A cigarra e a formiga
Uma vez, ao chegar o inverno, uma cigarra que estava morta de fome se aproximou à porta de um formigueiro pedindo comida. Ao seu pedido, as formigas responderam fazendo a seguinte pergunta:
– Por que durante o verão você não fez uma reserva de alimentos como a gente fez?
A cigarra respondeu:
– Estive cantando alegremente o tempo todo e desfrutando do verão plenamente. Se soubesse como seria duro o inverno…!
As formigas lhe disseram:
– Enquanto a gente trabalhou duro durante o verão para ter as provisões e poder passar o inverno tranquilamente, você perdia o tempo todo cantando. Assim, que agora… Continue cantando e dançando!
Mas as formigas sentiram pena pela situação e entenderam que a cigarra tinha aprendido a lição e compartilharam o seu alimento com ela.
Moral da história: Quem quiser passar bem pelo inverno, enquanto for jovem, deve aproveitar melhor o tempo. Existe tempo para se divertir e para trabalhar.
Fábulas com moral da história e contos infantis
A cigarra e a formiga, uma fábula clássica para as crianças escrita por La Fontaine, fala do valor do esforço e do trabalho. Nesses contos populares as crianças encontrarão valiosas lições sobre a honestidade ou a solidariedade.
—-
Os contos infantis contribuem para desenvolver a imaginação e a criatividade dos filhos. Com as fábulas as crianças descobrirão as morais da história, pequenas lições muito interessantes em forma de divertidas histórias.